quinta-feira, 30 de abril de 2015

PERSPECTIVA COM DOIS PONTOS DE FUGA

ESCOLA ESTADUAL GODOFREDO MACHADO

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR (região metropolitana de Curitiba)

ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM 3 TURMAS DE 8º ANO

PROFESSORA LIANE BARRETO

Eu aqui novamente!!!!! Agora que aprendi, ninguém me segura!!!!

Esses alunos foram meus no ano de 2014, e trabalhamos com a introdução de perspectiva.
E agora fizeram o uso da perspectiva com dois pontos de fuga e desenhamos uma casa.
Construí linha por linha no quadro e eles no papel.
Todos ficaram com o mesmo desenho estrutural da casa.
Feito a base do desenho ficaram livres para colocar a casa onde a imaginação permitisse.
Fizeram cenários fantásticos e alguns me surpreenderam.
E o que é melhor ficaram muito empolgados e surpresos com o resultado pois alguns não se senttiam capacitados para tal.
Esses trabalhos serão expostos agora em maio na escola no dia da entrega de boletins e eles estão ansiosos pra levá-los para casa.
Me senti muito feliz com o resultado.










terça-feira, 28 de abril de 2015

Do bidimensional ao tridimensional - criando imagens

CALEIDOCICLO

ESCOLA ESTADUAL GODOFREDO MACHADO - Ensino fundamental

São José dos Pinhais - PR (região metropolitana de Curitiba)

Atividade realizada com 7º ano

Professora Liane Barreto

Adoro geometria, e percebi que uma grande dificuldade dos meus alunos é o desenho de volumes e profundidades.
Sempre começo o ano com geometria e dividi os conteúdos em cada ano.
6ºano  - noções básicas e desenho de formas geométricas e a correta utilização da régua, que para a grande maioria começa no "UM"!!!
7ºano -  noções de perspectiva com duas técnicas desenhando um cubo
8ºano -  eles já são capazes de desenhar uma casa em perspectiva com dois pontos de fuga
9ºano  - divisão da circunferência em 5 partes (pentágono) e 6 partes hexágono. Esse ano os alunos estão construindo uma luminária de papelão com a utilização de pentágonos. até o final do curso se possível postarei as imagens.
Minha formação inclui um curso de designer de interiores, pois sou apaixonada por decoração e adoro perspectivas!!!!
Após conversar com os aluno sobre planos bidimensional e tridimensional, vimos o uso da perspectiva na arte, eles desenharam uma caixa com dois pontos de fuga, cada um criou a sua e alguns ousaram um pouco e desenharam, baús, móveis e  caixas mais elaboradas.
Mostrei a planificação do CALEIDOCICLO, brinquedo que formam imagens quando suas faces se encontram, e é formado por triângulos Contei a eles e mostrei um caleidoscópio, brinquedo da minha infância, e a maioria não conhecia.
Falamos sobre Escher, mostrei as imagens, e partimos para a atividade.

Bom o resultado foi muito bom, os trabalhos ficaram ótimos e os alunos curtiram muito.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

II MAECA: Mostra de Arte da Escola "Castro Alves".

Aulas de Arte em escola, tenta amenizar a falta de contato com manifestações artísticas e culturais de uma cidade pequena do interior do Paraná.

9º Ano A, B, C e D

Professora Eliana Patrícia Luiz


Escola Estadual “Castro Alves”- Ensino Fundamental Anos Finais


Pinhalão-PR


A II MAECA é uma mostra de arte, desenvolvida nas aulas de Arte pelos alunos do último ano do Ensino Fundamental e que estarão se despedindo dessa escola, como se fosse um trabalho de conclusão de curso. Os alunos conheceram a obra da artista selecionada, no caso a pintora Suene Oliveira Santos, e desenvolveram pinturas com tinta látex sobre MDF.  A MAECA possibilitou o contato dos alunos com uma artista profissional, com o processo de criação de uma obra visual, com a curadoria da exposição (criação de logotipos, seleção de obras, textos informativos, convites, sala de jogo virtual Naïf, organização, vernissage e monitoria) e a comunidade local pode suprir um pouco a falta de acesso às manifestações artísticas e culturais, devido a distância dos grandes centros e ausência de políticas públicas de fomento à cultura na cidade de Pinhalão.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

DA LINHA A FORMA










Professor: Giovani Ribeiro
Ensino fundamental II - 9° ano E. E. João Maringoni
Bauru - SP 
Desde a pré historia o ser humano sente a necessidade de expressar-se, seja por meio da oralidade, da escrita formal, gestos corporais, desenho entre outros. O desenho por sua vez, com o passar dos anos foi "evoluindo" esteticamente  com linhas de pesquisa, técnicas e materiais cada vez mais sofisticado.
Atualmente há uma frustração de me muitos indivíduos/alunos que começam um desenho e acabam deixando de lado no primeiros traços, por não estar de acordo com a realidade, muitas vezes acompanhado da clássica frase 'Eu não sei desenhar!'  
Quando incentivamos um aluno a usar o "erro" como parte do desenho finalizado, passamos de apenas representar algo dor meio de linha para um novo estilo um novo conceito onde a expressão volta a ser o principal norteador.
As imagens acima mostra alguns trabalhos feitos por meio de rabiscos e sem o uso de borrachas

Intervenções no espaço escolar



Prof.ª Elisandra de Oliveira
Escola Municipal Prof.ª Rosângela Duarte Faria
Rio das Ostras- RJ
Turma: 9º ano


Os alunos das turmas de 9ºano da Escola Municipal Prof.ª Rosângela Duarte Faria realizaram a 1ª Mostra de Intervenções Artísticas RDF, as obras são frutos da pesquisa sobre Arte Urbana e Arte Contemporânea.

A proposição foi de que os alunos, a partir do espaço escolar cotidiano, pensassem em ideias para  os espaços, chamando atenção para o que é comum, às vezes imperceptível, revelando uma nova maneira de olhar e interferindo na estética visual da escola.

As obras demonstram como podemos valorizar o lugar coletivo realizando ações que transformem ao invés daquelas que apenas danificam o espaço de todos.

Uma aluna apresentou uma performance baseada em uma obra da artista Marina Abromovic, O artista está presente, realizada no MoMa em 2010.

Os alunos gostaram de deixar no espaço suas marcar e ideias e as outras turmas ficaram curiosas e interessadas nos trabalhos.





















terça-feira, 21 de abril de 2015

Grafite, Arte e sustentabilidade

ARTE E SUSTENTABILIDADE
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (801)
PROFESSORA: ROBERTA RAMALHO VELLAR, 
ESCOLA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS CAETANO SANTANA
MARICÁ - RJ




Esta foi uma atividade realizada na Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana,Maricá - RJ no ano de 2014, dentro de um projeto sobre sustentabilidade, os alunos da turma 801 discutiram e refletiram a cerca do que é o grafite, aprenderam a utilizar materiais reciclàveis ( raio x usado) na aplicação da técnica do stencil, no dia da culminância do projeto os alunos apresentaram cartazes e explicaram o tema discutido, após realizaram uma oficina d stencil aos alunos da escola.
 Pensar o grafite, aceitá-lo como Arte é sempre um assunto polêmico,principalmente porquê traz consigo as questões sobre pichação...a escola se encontra em uma comunidade onde este tipo de Arte faz parte do cotidiano dos alunos,com certeza isto motivou a turma durante o estudo.
 Mostrar isto ao grande grupo escolar também foi bastante gratificante, ver os próprios alunos ensinado a técnica do stencil, fazendo um link com a sustentabilidade, foi sem dúvida uma experiência gratificante

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Lutar por um Brasil melhor, assim como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes...



Reflexões/Professora Aline Garutti Maltempi
E.E. Profª Therezinha Apparecida Villani de Camargo
Mogi Guaçu, SP

Amanhã, 21 de abril, comemoramos um dia muito importante, feriado de Tiradentes...Tiradentes, homem corajoso,que lutou por querer e acreditar num país melhor...Que neste dia, possamos repensar em nossos ensinamentos educacionais, que mesmo com varias dificuldades que encontramos para realizar nosso trabalho, tenhamos sempre a coragem e a determinação de José da Silva Xavier, lutar pelo melhor, lutar para transformamos sonhos em realidades, transformar nossa educação em consequências capaz de melhorar o futuro... 











domingo, 19 de abril de 2015

Abstracionismo com caneta esferografica

Abstracionismo com tecnica de caneta esferografica.
9º ano do ensino fundamental
Professora Aline Garutti Maltempi
E.E.Profª Therezinha Apparecida Villani de Camargo
Mogi Guaçu,SP



Tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha , surge com base nas experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte.Tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha , surge com base nas experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. As obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente, não reproduzem figuras nem retratam temas. Nesta aula, com participação total da classe, propus o contato com o abstrato, dando forma a uma expressão, a um sentimento ou simplesmente um traço sendo guiado pela caneta...Ideias incríveis foram surgindo, mas  seguindo apenas a uma regra...tudo seria feito  e colorido a caneta esferográfica....o resultado, incrível, com uma bela exposição na escola. Abaixo fotos desse caprichoso trabalho, onde cada aluno deu criatividade e nome a obra.



A entrada do meu pensamento
Tudo num ponto central
Onda vai, onde vem





Hoje eu não sei de nada

Maluquinho
Metamorfose

















Mascaras imaginarias

Quadriculando e pirando



A flor tropicaliza

Perspectiva na Fotografia

Projeto de Intervenção na Perceptiva da  Fotografia
1º ano do Ensino Médio
Professora Aline Maltempi
E.E.Profª Therezinha App. Villani de Camargo
Mogi Guaçu, SP

 A fotografia está no cotidiano da nossa comunidade escola e em toda a nossa volta... celulares, tocam a todo o momento, a curiosidade virtual presente a toda hora. Num mundo, onde a tecnologia é presente em todo lugar. Procurei  criar uma aula diversificada.  Esse projeto surgiu na busca de ferramentas para que se encontrasse um meio de chamar a atenção dos alunos para o aprendizado, que se resgatasse neles, a visão de que são capazes de realizar, criar e expor, capacidades que por muitas vezes são esquecidas, desestimuladas ou pela correria de um mundo que exige muito em pouco tempo passam por despercebidas.Queria estimula-los ao resgate da imaginação e criatividade, iniciei uma pesquisa sobre o que eles mais gostavam, dos assuntos que mais lhe chamavam a atenção, conciliei  essa abordagem a proposta curricular do ensino médio e assim, unindo a perspectiva, a tecnologia ( celular) e as propostas que intervenções que são uma grande parte do conteúdo dessa serie, surgiu nosso trabalho. Foi traçado o caminho a ser percorrido, elaborado as etapas e o resultado surpreendente. Os alunos foram orientados através de uma metodologia especifica, investigando seu conhecimento, seu cotidiano  e principalmente sua valiosa imaginação. O professor foi mediador entre teoria e pratica, ligando o comprometimento entre o entendimento e o processo do fazer artístico.