terça-feira, 28 de abril de 2015

Do bidimensional ao tridimensional - criando imagens

CALEIDOCICLO

ESCOLA ESTADUAL GODOFREDO MACHADO - Ensino fundamental

São José dos Pinhais - PR (região metropolitana de Curitiba)

Atividade realizada com 7º ano

Professora Liane Barreto

Adoro geometria, e percebi que uma grande dificuldade dos meus alunos é o desenho de volumes e profundidades.
Sempre começo o ano com geometria e dividi os conteúdos em cada ano.
6ºano  - noções básicas e desenho de formas geométricas e a correta utilização da régua, que para a grande maioria começa no "UM"!!!
7ºano -  noções de perspectiva com duas técnicas desenhando um cubo
8ºano -  eles já são capazes de desenhar uma casa em perspectiva com dois pontos de fuga
9ºano  - divisão da circunferência em 5 partes (pentágono) e 6 partes hexágono. Esse ano os alunos estão construindo uma luminária de papelão com a utilização de pentágonos. até o final do curso se possível postarei as imagens.
Minha formação inclui um curso de designer de interiores, pois sou apaixonada por decoração e adoro perspectivas!!!!
Após conversar com os aluno sobre planos bidimensional e tridimensional, vimos o uso da perspectiva na arte, eles desenharam uma caixa com dois pontos de fuga, cada um criou a sua e alguns ousaram um pouco e desenharam, baús, móveis e  caixas mais elaboradas.
Mostrei a planificação do CALEIDOCICLO, brinquedo que formam imagens quando suas faces se encontram, e é formado por triângulos Contei a eles e mostrei um caleidoscópio, brinquedo da minha infância, e a maioria não conhecia.
Falamos sobre Escher, mostrei as imagens, e partimos para a atividade.

Bom o resultado foi muito bom, os trabalhos ficaram ótimos e os alunos curtiram muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário